Comecei o meu treinamento de Taekwondo aos 13 anos de idade, por ser um garoto franzino e com uma característica física que chamava atenção (orelha grande e aberta, a famosa orelha de abano). Sofria constantes gozações e ganhava vários apelidos (hoje chamado de bullying ) e por isso era um jovem de auto-estima baixa e inseguro. A prática do Taekwondo me tornou uma criança mais confiante e preparada para lidar com as adversidades da pré-adolescência. Poderia escrever um livro sobre os benefícios que o Taekwondo trouxe para a minha vida e como mudou o meu comportamento naquela época. Posso afirmar como praticante, mestre e principalmente como pai que a prática do Taekwondo faz muito bem as crianças e adolescentes, melhorando sua auto-estima, confiança e disciplina, preparando-os para lidar com situações adversas.
- Separei cinco motivos para você matricular seu filho(a) em uma academia de Taekwondo:
1. Caráter forte
Uma criança que faz artes marciais está destinada a ser determinada e forte, porque aprende a cumprir com a sua palavra, ir até o fim nas suas metas e nunca desistir de seus objetivos.
2. Disciplina forte
A disciplina é uma das maiores características de um aluno de artes marciais. É no treino que ele ou ela descobre que a disciplina é uma ferramenta essencial para o sucesso.
3. Aumento da auto-estima
A defesa pessoal e a preparação física aliadas ao treino mental e de valores, fazem com que as crianças se sintam felizes por ser quem são, e isso fortalece e aumenta sua auto-estima.
4. Defesa contra o Bullying
Para saber lidar com essas situações, nada melhor do que ter um sólido conhecimento de artes marciais e das técnicas anti-bullying. Confiar em si mesmo e saber defender-se psicológica e fisicamente são as melhores ferramentas para evitar qualquer problema.
5. Valores para a vida
O Taekwondo ensina valores para a vida. O respeito, a honestidade e a perseverança são apenas alguns dos valores que norteiam uma criança que pratica Taekwondo. Muito mais do que um treino físico, as artes marciais transmitem lições pra vida.